terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mas afinal, o que são Termogênicos?

No cotidiano das academias é fácil encontrarmos alunos que buscam reduzir seu peso em um curto intervalo de tempo, ou seja, tudo em cima da hora. Academias ficam lotadas, repletas de pessoas querendo ficar saradas para o verão. Com isso, a procura de suplementos que auxiliem na redução do percentual de gordura também cresce. Os famosos Termogênicos.

http://www.bodynet.com.br/beethowen/Produto/Combo_Definicao_Corporal#
Termogênicos são suplementos que aceleram o metabolismo, fazendo com que aumente o gasto calórico nos treinos, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos. Também são conhecidos como Fat Burner (queimadores de gordura). Ou seja, pode ajudar o seu metabolismo a ficar mais rápido o que  facilita a redução de peso e a queima da gordura corporal.

Pesquisas mostram que os Termogênicos podem aumentar em até 10% o gasto de energia. Existem vários alimentos que tem efeitos Termogênicos como: pimentas de uma forma geral, principalmente a pimenta vermelha; além da mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco.

Voltando para os suplementos alimentares, grande parte dos produtos tem compostos como: Cafeína que é chamada de agente termogênico porque ela ajuda a acelerar o metabolismo ou a velocidade que nosso corpo queima calorias. A cafeína é um estimulante usado para fornecer um aporte concentrado de energia, combater a fadiga e estimular o sistema nervoso central. Estudos mostraram também que ela ajuda a mobilizar a gordura para sua utilização como fonte de energia. 

A taurina tem um papel fundamental na digestão de gorduras, na absorção de vitaminas solúveis em gordura e no controle dos níveis de colesterol. A taurina ficou conhecida como um agente de desintoxicação do organismo por se ligar a várias substâncias danosas. A glucoronolactona é um composto natural produzido pelo metabolismo de glicose no fígado; está envolvida em processos de desintoxicação, auxiliando o organismo a eliminar substâncias residuais. 

O inositol é parte do complexo de vitaminas B e desempenha um papel de emulsificador de gorduras do fígado, o que ajuda a redistribuir as gorduras pelo corpo para serem usadas de forma mais eficiente como combustível. Ele ainda pode ajudar no processo de desintoxicação do fígado.

O chá verde ficou conhecido pelo seu uso em dietas de emagrecimento. Ele é usado como agente para perda de peso, devido à sua habilidade de causar um efeito termogênico. 

O extrato de laranja amarga ganhou sua fama pela associação com processos de emagrecimento. Estudos clínicos mostraram que componentes da fruta aceleram o metabolismo, promovendo uma maior queima de calorias e, consequentemente, dos estoques de gordura. Resultados significativos foram observados também no controle do apetite. 

O gengibre é considerado um tônico para o trato digestivo, estimulando a digestão e tonificando os músculos intestinais. Essa ação facilita o transporte de substâncias pelo trato digestivo, diminuindo irritações das paredes intestinais. 

Algumas pessoas costuma fazer combinações de vários suplementos cujo seu efeito seja termogênico e isso não é certo. Eles aceleram o metabolismo, consequentemente aumentam a frequência cardíaca e a ansiedade.

Se você procura utilizar algum suplemento alimentar é de suma importância que você procure um nutricionista que tenha uma boa base em nutrição esportiva junto de um bom personal trainer para te dar um bom acompanhamento nos seus treinos, só assim, tendo um balanço tanto do lado nutricional, como dos seus treinos, você conseguirá atingir seu objetivos de uma forma saudável.

Prof° Beethowen 
CREF: 002768-G PB
87348474

Nenhum comentário:

Postar um comentário