sábado, 12 de novembro de 2011

Quero emagrecer, então vou caminhar!

Toda mulher quer perder, no mínimo, 2 quilos. Isso é fato. Então, além de fechar a boca, qual a outra coisa que vem à cabeça? Vou caminhar, vou para esteira, quero pedalar... E hoje, faço elíptico? Isso é frequente de se ouvir nas academias. Realmente o trabalho aeróbico (toda atividade que usa oxigênio no processo de geração de energia dos músculos), além de proporcionar benefícios à saúde, como combater a hipertensão, diabetes, estresse, elevação do número de células vermelhas do sangue, melhoria da circulação sanguínea, elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência, também leva à queima de gordura e, consequentemente, à perda de peso. Porém como é que você caminha?

Menos papo e mais ação!
Vemos frequentemente ao redor do Açude Velho ou Parque da Criança e nas esteiras das academias pessoas que passam 20, 30, 60 minutos caminhando, batendo papo e esquecendo-se do principal motivo que levou esta pessoa à atividade física: o emagrecimento.

Para haver um gasto calórico significativo durante a caminhada, no “mínimo” você terá que sentir sua frequência cardíaca mais acelerada. Quando a intensidade é variada durante o exercício, há uma maior metabolização da gordura como fonte de energia. Desse modo, andar se torna uma atividade mais eficiente e é possível conseguir resultados em menor tempo.

Aí você me pergunta: como é que eu vou saber a intensidade da minha caminhada? É fácil. Todo mundo com lápis, papel e calculadora em mãos. Seu treino deve ser de 60% a 85% de sua frequência cardíaca máxima.

Sua frequência cardíaca máxima está em torno de 220 menos sua idade.
FCM = 220 – idade (anos).

Assim, se sua idade for de 45 anos, sua FCM será de 220-45=175 batimentos por minuto. A intensidade de sua caminhada deve, pois, estar entre 105 batimentos por minuto (60% de 175) e 149 batimentos por minuto (85% de 175).

E o que é que faz perder mais peso, esteira ou bicicleta?  Separei quatro itens que explicarão melhor isso pra vocês:

1. Intensidade do treino
Quem ganha: esteira
Na esteira, o trabalho é mais completo por usar braços e pernas nos movimentos. Mesmo que o ritmo de treino seja mais suave, a esteira sempre vai exigir mais dos alunos do que a bicicleta, que oferece mais estabilidade.
2. Queima de calorias
Quem ganha: empate
Tanto a esteira quanto a bicicleta desenvolvem todo o sistema cardiovascular, melhorando o condicionamento físico, ajudando a queima calórica, diminuindo o percentual de gordura agilizando a perda de peso.
3. Impacto nas articulações
Quem ganha: bike 
O joelho e o tornozelo sofrem menos com os impactos nos movimentos da bike. Na esteira, mesmo caminhando, você pode sentir dores e não aguentar um treino mais puxado. Quem está bastante acima do peso deve priorizar a bicicleta no início.
4. Facilidade
Quem ganha: esteira 
A esteira substitui qualquer aula aeróbica, com a vantagem de ser uma atividade que não requer muita coordenação motora, já que o movimento exigido é comum ao dia-a-dia.
Portanto, queridos leitores do NA MEDIDA, querem caminhar com qualidade? Conversem menos e andem mais, sem esquecer de fazer uma visita ao seu médico, educador físico e, para maximizar seus resultados, um bom nutricionista.




Prof. Williams Beethowen 

CREF: 002768-G PB
(83)87348474

Nenhum comentário:

Postar um comentário