sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Obesidade Hoje.


Prestando atenção no dia-dia das pessoas, vendo que crianças e adultos a cada dia que passa se movimentam menos, resolvi falar um pouco sobre esse assunto que hoje é a causa de uma doença que mata mais do que a fome, a OBESIDADE.

A obesidade é consequência de péssimos hábitos alimentares associados ao sedentarismo, ou seja, quando ingerimos mais calorias do que gastamos. Vejo que com o passar do tempo e com toda essa revolução tecnológica onde surgem mais e mais brinquedos eletrônicos, controles remotos, e até mesmo a violência urbana fazendo com que as crianças que antes viviam correndo nas ruas, brincando de esconde-esconde, polícia ladrão, futebol e etc. Se resumem a uma TV ou computador, cujo único movimento que eles fazem é o do dedo no teclado. A Educação Física tem um papel muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

E para os mais velhos que tem o costume de viver enfurnado na sua casa e que diz não ter tempo para praticar alguma atividade física eu AFIRMO, é mentira sua! Será que em 24 horas de um dia, você não pode tirar se quer meia hora para se movimentar? Acho muito difícil dizer que não. Fique atento, o sedentarismo é considerada a doença do novo milênio. Entre as principais doenças relacionadas ao sedentarismo estão: a hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol LDL, diabetes mellitos, ansiedade, infarto do miocárdio e grandes possibilidades de morte súbita.

Com o combate ao sedentarismo a população teria inúmeros benefícios para a saúde e sua cidade, pois o dinheiro gasto com as despesas hospitalares poderiam estar sendo investidas em áreas diversas. Um exemplo prático disso vem sendo aplicado em São Paulo na campanha “Agita São Paulo”, melhorando assim a qualidade de vida dos participantes, pois é possível obter melhoras na saúde com um mínimo de 30 minutos de atividades físicas diárias ou também com um dispêndio calórico semanal acima de 2.200 kcal. 

Fica a dica: Façam atividades físicas diariamente, se não tem tempo? Use escadas, pule, dance e tenha uma boa alimentação, seu corpo agradece.



Prof° Beethowen 
CREF: 002768-G PB
87348474

Nenhum comentário:

Postar um comentário